Revolta da Sabinada
Início do Portal Tuia.com.brHome Sugestões de leitura Considerações finais

Alfaiates
República de 1817
Balaiada
Backmans
Cabanada
Cabanagem
Canudos
Chibata
Guerra do Contestado
Guerra dos Emboabas
Confederação do Equador
Revolução Farroupilha
Revolução de 1924
Revolução de 1930
Revolução de 1932
Revolução de 1964
Forte de Copacabana
Guerra do Paraguai
Inconfidência Mineira
Índios: A luta de 500 anos
Intentona Comunista
Invasões holandesas
Revolta de Juazeiro
Cangaço
Guerra dos Mascates
Negros - A luta inconclusa
Revolução Praieira
Coluna Prestes
Quebra-quilos
Revolta do Malês
Revolta da Sabinada

SABINADA

Durante o período regencial do Brasil, houve muita turbulência de movimentos que eclodiram pelo país.Alguns desses movimentos tiveram a participação popular, como no caso a cabanagem. Outros não tiveram a participação maciça do povo, mas de classes descontentes, por motivos diversos e pessoais. Um desses movimentos, ficou marcado na história. Aconteceu durante os anos de 1837 e 1838. O movimento, dentre os vários, que ocorreram na Bahia, foi liderado por um médico chamado Francisco Sabino Alvares da Rocha Vieira. Por isso essa revolta ficou conhecida como a revolta da Sabinada.

Sabinada, uma revolta promovida por escravos.

A Sabinada foi um movimento de classes sociais, mais precisamente de militares e da classe média, por melhores salários e reivindicações de seus interesses, tomou força e caracterizou como um movimento separatista.

O movimento embora separatista, criado em solo Bahiano, tinha o objetivo de ser transitório, duraria enquanto durasse o período regencial até que D. Pedro II assumisse o trono. Em remos sociais, prometia libertar todos os escravos que apoiassem o governo

Os revoltosos, reunindo todas as suas forças, inclusive a participação dos militares da Fortaleza de São Pedro. tomaram o governo da Bahia, obrigando o Governador Francisco de Souza Paraizo a abandonar o cargo em seguida proclamaram a Republica Baiana.

O governo regencial rapidamente nomeou um novo governador, organizou as suas forças militares e partiu para o ataque bloqueando todas as saídas marítimas da Bahia, para logo a seguir iniciar os combates terrestres. Durantes os dias 13, 14 e 15 de março de 1838, o governo central conseguiu dominar os revoltosos em Salvador.

O fato que mais marcou esse movimento, foi o fato de que o governo regencial, em reação rápida, dominou os revoltossos e permitiu que suas forças militares usassem de extrema crueldade contra os dominados. Casas foram incendiadas, sem o mínimo de compaixão com seus ocupantes e os integrantes do movimentos, muitos deles, foram queimados vivos.O número dessoas mortas foi superior a 300.

No julgamento, ocorrido logo após a batalha, três líderes foram condenados à morte e os demais à prisão perpétua. Os que pegaram prisão perpétua, posteriormente foram beneficiados com o degredo em território nacional

Dentre as regioes do Brasil, e desde o período colonial, a Bahia, se destacou como palco de lutas contra a opressão política e o desmando governamental.

A Sabinada, no início, foi tomada por descontentamento de um grupo de escravos de negros malês, mas outras classes mais poderossas, mas não menos contentes com a situação de suas reivindicações e descasos por parte do governo central, começaram apoiar o movimento a favor de seus interesses. Embora, o movimento possa ser enquadrado como um movimento eminentemente popular, podemos dizer que foi um movimento de classe social.

A questão da centralização política no Brasil, não vinha sendo resolvida; se arrastava desde a proclamação da Independência, durante o Brasil Império. As consequências disso tudo resultou em movimentos de revolta. A Sabinada foi um desses desdobramentos.

 

Bibliografia:  As Lutas do Povo Brasileiro. Autor Júlio José Chiavenato 

 














História Geral
História do Brasil
Constituições
Lutas do Povo   Revoluções
Datas Importantes
Familias dos Presidentes
Tratados 
Vídeos Históricos

História do Brasil  |  Família | Educação e Cultura   |  Esporte e Lazer  |Religião  |  Direito Brasileiro   |  Meio Ambiente  |  Músicas  | Notícias, Casos, Contos e Causos  |  Sabesp 

    Topo da Página            Início do Site

Websites [ Tuia.com.br ]                                 Bloco: Lutas Brasileiras
Faustino Emílio da Silva          Contatos: Faust@tuia.com.br.
Última atualização: sábado, 20 de novembro de 2010