Ciclo do Ouro
Início do Portal
Acima Antecedentes Brasil-Monárquico Brasil-República

Home

História Geral
História do Brasil
Constituições
Lutas do Povo   Revoluções
Datas Importantes
Familias dos Presidentes
Tratados 
Vídeos Históricos 

 

AS MINAS E A AGITAÇÃO DA COLÔNIA ( 1700 A 1789 )

A corrida do Ouro no Brasil já era sonhada pelos colonizadores desde o descobrimento da nova terra em decorrência das grandes minas encontradas nas colônias espanholas da América.

Expansão territorial : bandeiras e bandeirantes

Os movimentos de colonizavão para o interior Nordestino, ocupação da Amazônia e da ação das Bandeiras, ocorreram durante todo o Século XVII e continuaram intensificando-se durante o Século XVIII. 


Foram os bandeirantes os responsáveis pela ampliação do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas. Grande responsabilidade tiveram eles tanto no processo de expansão territorial, quanto no extermínio do povo e da cultura indígena, Os bandeirantes penetram no território brasileiro, procurando índios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes. Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Os Bandeirantes saindo de Sào Paulo e embregando-se pelos sertões do Brasil à procura de ouro e pedras preciosas, viam na riqueza proporcionada pelo ouro uma possibilidade real de enriquecimento.

Os locais mais prováveis da existência do precioso metal além de outras pedras preciosas como o diamante, era pelas informações a região das Minas Gerais. Nesses locais de mineração frequentemente ocorriam conflitos e até guerras pelo domínio das descobertas. A mais importante dessas lutas ( 1708-1709 ) foi a Guerra dos Emboabas. O termo "Emboabas" foi utilizados pelos paulistas descobridores das minas aos forasteiros que queriam tomar o controle das minas, vindos do litoral ou da metrópole pois usavam vestes bas pernas e calçados, enquanto os sertanistas andavam descalços. A Corôa Portuguesa, sabendo das disputas que já virara guerra civil, interveio na região e estipulou iguais poderes entre os dois grupos. Daí por diante A Corôa aumentou seu controle ainda mais sobre a região, através de mudanças administrativas ( adiante...)

 

bullet

Fase de Aluvião

  Na fse de aluvião, o ouro era encontrado na superfície do solo. Não era necessário cavar muito para encontrá-lo. Era a época de faiscagem

bullet

Fase de Garimpagem

Nessa fase, o ouro era procurado nos rios, córregos e em qualquer curso d''agua com os apetrechos necessários. Os cascalhos e detritos do fundo dos rios eram peneirados para a procura do ouro

bullet

Fase das Minas


Na fase das minas de lavra

bullet

Casas de Fundição

As casas de fundição foram criadas para evitar o contrabando do Ouro. O ouro extraído era derretido e moldado em barras devidamente identificadas e com peso exato. Embora tos esses cuidados fossem tomados, o contrabando acontecia em imagens de santo do "pau oco" e nas carapinhas dos cabelos das pessoas.

bullet

A Derrama

A parte do Rei era cobrado em um quinto de todo o ouro extraído das minas.Entretanto com a decad6encia das minas, a produção do ouro ia cada vez mais diminuindo. Por esse motivo a Coroa portuguesa tomou outras medidas determinando que além do quinto devido, essa quantia devia atingir 100 arrobas de ouro ( aprox. 1500 quilos ) Quando não fosse atingido essa quantia, era decretada a derrama. Pela derrama o povo era obrigado a completar o valor dessa quantia com contribuições pessoais ou de impostos cobrados sobre o comércio, os escravos , etc.A partir de 1762 o quinto nunca mais atingiu as 100 arrobas, daí o descontentamento era geral

bullet

A Conspiração

A derrama, em certa data, estava para acontecer no dia marcado para a Coroa portuguesa cobrar o quinto de todo ouro extraído devido ao atraso dos pagamentos de impostos. Tal fato não ocorreu devido a delação de um dos participantes de uma Conspiração para os revoltosos tomarem o poder, inclusive com motivos separatistas. O delator era Joaquim Silvério dos Reis ao Governador das Gerais o Visconde de Barbacena. Joaquim José da Silva Xavier "O Tiradendes" tomou para si toda responsabilidade do movimento e foi julgado como líder do movimento e executado numa forca. Seu corpo esquartejado e exposto nas ruas de Vila Rica, Hoje Ouro Preto.

       Tiradentes  Veja  ainda  A Inconfidência Mineira

O Século do Ouro : Século XVIII

Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. Interessado nesta nova fonte de lucros, já que o comércio de açúcar passava por uma fase de declínio, ele começou a cobrar o quinto. O quinto nada mais era do que um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% de todo ouro encontrado na colônia. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição.
A descoberta de ouro e o início da exploração da minas nas regiões auríferas ( Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás ) provocou uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regiões. Procurando trabalho na região, desempregados de várias regiões do país partiram em busca do sonho de ficar rico da noite para o dia.
Cidades começaram a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regiões. Foi neste contexto que apareceu um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil : Aleijadinho.
Vários empregos surgiram nestas regiões, diversificando o mercado de trabalho na região aurífera.
Para acompanhar o desenvolvimento da região sudeste, a capital do país foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

Revoltas Coloniais e Conflitos

Em função da exploração exagerada da metrópole ocorreram várias revoltas e conflitos neste período:

bullet

Guerra dos Emboabas : os bandeirantes queriam exclusividade na exploração do ouro nas minas que encontraram. Entraram em choque com os paulistas que estavam explorando o ouro das minas.

bullet

Revolta de Filipe dos Santos : ocorrida em Vila Rica, representou a insatisfação dos donos de minas de ouro com a cobrança do quinto e das Casas de Fundição. O líder Filipe dos Santos foi preso e condenado a morte pela coroa portuguesa.

bullet

Inconfidência Mineira (1789) : liderada por Tiradentes , os inconfidentes mineiros queriam a libertação do Brasil de Portugal. O movimento foi descoberto pelo rei de Portugal e os líderes condenados.

Mudanças administrativas

Após a Guerra dos Emboabas, a Coroa Portuguesa, resolveu realizar mudanças administrativas em relação ao governo da Colônia, por ocasião das disputas e para manter seu controle mais severo na extração dos produtos da mineração. O controle sobre descoberta de ouro sempre foi mais severo na Colônia. Bastava que se descobrisse ouro em algum lugar para logo em seguida se cria a Intendência das Minas e o Intendente prestava contas diretamente ao governo central, em Lisboa.Outro motivo que a levou a tomar essa decisão foi a mudança do centro econômico das capitais do nordeste para a região das minas.

Em relação à cobrança do quinto sobre os diamantes, foi uma medida fracaçada da Coroa, pela qualidade e tamanho dos diamantes encontrados. Duante disso, a região dos diamantes foi isolada completamente a região do exterior e que ficou conhecido como Distrito Diamantino. Foi concedido a particulares para exploração dos diamantes nesse Distro e por esse privilégio pagavam uma quantia fixa de tributo.

Esse sistema vigorou at;e 1771, quando foi criado a Junta da Administração Geral dos Diamantes, pelo qual a Fazenda Real passou a explorá-la diretamente. No interior do Distrito, o Intendente da Junta, exercia poderes absolutos sobre as pessoas e prestava contas diretamente a Lisboa.

A Coroa tomou após a Guerra dos Emboabas importantes medidas em relação às capitanias do sul, devido ao fato de que, essas Capitanias adquiriram importância considerável em razão da descoberta das minas.

Em 1709, a Coroa criou a Capitania de São Paulo e das Minas de Ouro e elevou a vila de São Paulo à categoria de cidade em 1711. Mais tarde desmembro essa Capitania em mais outras trêss: Minas Gerais ( 1720 ), Goiás ( 1744 ) e Mato Grosso ( 1748 ) 

Quando o Marquês de Pombal se tornou primeiro-ministro português ( 1750 - 1777) ele tomou importantes medidas para controlar com mais eficiência a colônia:

bullet

Em 1751, na região norte, mudou o mome do Estado do Maranhão para Estado do Grão-Pará e Maranhão e mudou a capital de São Luís para Belém. Também 1755, criou a Capitania de São José do Rio Negro com sede em São José do Rio Negro, atual cidade de Manaus.

bullet

Em 1759, extinguiu o modelo de Capitanias Hereditárias.

bullet

Em 1762, O Estado do Brasil foi elevado à categoria de vice-reinado, governado por um vice-rei subordinado ao Conselho Ultramarino;

bullet

Em 1763, transferiu a capital do Estado do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro;

A partir de 1763, com a chegada do 1º vice-rei ao Rio de Janeiro, Portugal começõu a reconhecer a importância das Capitanias do Sul, devido à contribuição que Mineração representava. Em contrapartida ia diminuindo a atenção das capitanias mais ao norte, devido o enfraquecimento da economia nordestina.

A mudança da capital refletiu a transfer&encia do eixo econômico do nordeste para o sul. Paralelamente houve um crescimento populacional. Em 1751 o Rio de Janeiro já possuia 4.000 habitantes a mais que a Bahia tinha em 1757.

Os vice-reis que estiveram no Rio de Janeiro, realizaram importantes transformações na cidade devido a nova posição que ocupava como Capital. Foram construídas praças e ruas, cais do porto e a Casa dos Pássaros ( atual Museu Nacional ).

Em 1772, O Estado do Grão-Pará e Maranhão, foi dividido em duas partes: uma parte foi unida com o Estado de São José do Rio Negro, formando o Estado do Grão-Pará e  São José do Rio Negro cuja sede era Belém.

A outra parte uniu-se `à rerra do atual Estado do Piauí e formou-se o Estado do Maranhão e Piauí cuja capital era São Luís.

Ampliação do Territóeio Brasileiro

O território do Brasil ao longo do tempo foi sendo ampliado, e hoje é tre vezes maior ao que era pelo Tratado de Tordesilhas. Quem foram os responsáveis e como isso se deu ? Bandeirantes, missionários, criadores de gados e colonos, todos eles deram a sua contribuição para ocupação dos espaços e povoamento.

As fronteiras foram ratificadas através de diversos tratados, a saber:

bullet

Tratado de Utrecht, Holanda, 1713: a França renunciou às terras situadas na margem esquerda do Rio Amazonas e aceitou o Rio Oiapoco como fronteira entre o Brasil e Guiana Francesa;

bullet

Tratado de Utrecht II, 1715: a Espanha reconheceu a Colônia do Sacramento como propriedade de Portugal. Uma parte do povo espanhol de Buenos Aires na Argentina não se conformaram com a presença de portugueses na região e fundaram Montevidéu em 1724, Por outro lado os portugueses fundaram o forte do Rio Grande em 1737, e daí ocuparam o atual Rio Grande do Sul. 

bullet

Tratado de Madri, 1750, Espanha: Anulação do Tratado de Tordesilhas em decorrencia das lutas na região do Rio da Prata. Pelo novo Tratado as terras eram de quem estivesse ocupando naquele nonebto, Desa forma estabeleceu as fronteiras das terras espanholas na região Amazônica e do Mato Grosso. Além disso Portugal renunciou a Colônia de sacramento em troca do território de Sete Povos das Missões, antigas reduções jesuíticas em terras do atual Rio Grande do Sul.

bullet

Em 1761, anulou-se o Tratado de Madri no tocante à regiãi do Rio da Prata, devido revolta dos índios de Sete Povos das Missões. Assim Sete Povos, passou para a Espanha e Sacramento para Portugal.

bullet

Tratado de Santo Ildefonso, 1777, Espanha: Como as lutas na Região do Rio da Prata, continuaram, esse tratado estabeleceu que Portugal ficaria com a ilha de Santa Catarina e quase todo o Rio Grande do Sul e a espanha ficaria com a Colônia de sacramento e Sete Povos das Missões.

bullet

Tratado de Badajós, 1801, Como os portugueses continuassem em Sete Povos da Missões, apesar do Tratado de Santo Ildefonso, a Espanha renunciou à posse desse território em favor de Portugal. 

 

História do Brasil  |  Família | Educação e Cultura   |  Esporte e Lazer  |Religião  |  Direito Brasileiro   |  Meio Ambiente  |  Músicas  | Notícias, Casos, Contos e Causos  |  Sabesp  |        

    Topo da Página            Início do Site

Websites [ tuia.com.br and cki.com.br ]                 Bloco: História do Brasil
       Contatos          tuia @cki.com.br
Última atualização: quarta-feira, 02 de junho de 2010